slider

Banda Crombie: assuntos do cotidiano cantados com a leveza da MPB

banda-crombie
Foto: Carolina Leite / Reprodução

Formada em 2006 por amigos que se conheceram na Igreja Presbiteriana Betânia, em Niterói (RJ), a banda Crombie surgiu para mostrar a ideia em comum dos músicos. Desde então o grupo canta sobre diversos assuntos do cotidiano, com letras que fazem o público refletir sobre a vida e sem mencionar diretamente a fé dos integrantes da banda.


Por Enquanto, o primeiro álbum independente do grupo lançado em 2008, mescla o ritmo da MPB com o reggae e a bossa nova. “Sobre o tempo”, música destaque do CD de lançamento da banda, fala sobre a preocupação com o tempo, que passa na sua própria velocidade e nos desespera. Além dela, a música “Guidom” também se destaca e, diferente da outra, deixa subentendido qual é a fé dos músicos ao mencionar que “quem me guia é quem me fez e eu vivo um dia de cada vez”.






Em 2011 a banda lançou mais um álbum, intitulado como Casa Amarela, que foi o que proporcionou o sucesso de Crombie. O estilo musical se mantém o mesmo que o apresentado em Por Enquanto: MPB e um pouco de reggae. As letras das músicas falam com calmaria sobre o dia a dia e, a crítica começa a surgir nas novas composições. A música Tão Natural é um exemplo dessa crítica feita de forma suave: “liso de chapinha cada dia uma cor, não fica velha estica o rosto no doutor. Fruta de novela, o sorriso do vovô, quem é esse cara enganando o eleitor? Tão natural, é tudo tão natural”.




Em 2014 o grupo lança o álbum gravado ao vivo no Teatro Municipal de Niterói, no qual canta as principais músicas dos dois CDs lançados anteriormente. As músicas já conhecidas ganham uma nova roupagem, algumas delas com participações de outros cantores.

O grupo lançou o seu último trabalho em 2016, o qual é diferente de tudo o que já vinha sendo apresentado por eles. Como Diz o Outro reúne músicas mais críticas e pesadas, mas sem deixar de lado a MPB e os assuntos cotidianos. A música “Fuga”, por exemplo, critica a falsa empatia com o outro: “Vou dizer que sinto muito, só que não. Corro tanto sem olhar pra trás, tenho medo de quem me lê e saudade do que não sei”. O diferencial do álbum é a participação de diferentes cantores, como Jair Oliveira e Vinícius Calderoni, integrante do 5 a seco.




Em agosto de 2017 a banda Crombie anunciou uma pausa nas apresentações. O post na página do grupo no Facebook explica que esse tempo será dedicado a outros projetos e atividades. O grupo não anunciou quando retornará a fazer shows. As músicas da banda estão disponíveis no Spotify

Nenhum comentário:

Postar um comentário