slider

Curvaturas dos cachos: como identificar qual é o seu tipo de cabelo


Identificar a curvatura do cabelo é um passo muito importante para deixá-lo mais bonito e definido. Os cuidados com os cachos variam de acordo com a classificação dos fios. Cabelos cacheados são numerados do 2 ao 4 e subdivididos em A, B e C, sempre do menos enrolado ao mais cacheado. A classificação varia do ondulado (2ABC) ao crespo (4ABC). 

Como definir qual é o seu tipo de curvatura? Bem, você vai precisar observar se o fio é pouco  ou muito cacheado, se tem muito ou pouco fator encolhimento (o cabelo está enorme, mas diminui quando seca), grossura dos fios e oleosidade. É normal que o cabelo tenha mais de uma curvatura, o meu, por exemplo, é predominantemente 2C, mas algumas partes formam menos cachos e são classificadas como 2B.


Ondulados


Os cabelos ondulados (2ABC) têm a raiz mais lisa e, por conta disso, a oleosidade é um fator predominante nesta curvatura. Desta forma, as onduladas devem tomar cuidado com a quantidade de creme na hora da finalização, o excesso do produto deixa o cabelo extremamente oleoso e com um aspecto pesado. Nessa curvatura, o fator encolhimento é mínimo.

Seco nas pontas e oleoso na raiz, o cabelo ondulado tende a ter muito frizz com a variação do clima. Assim, os sprays umidificadores são muito bem-vindos ao longo do dia para manter o cabelo com um aspecto bonito.

Foto: Reprodução


2A: O cabelo 2A é muito próximo ao liso. Entretanto, possui ondas leves, bem largas. Esse tipo de cabelo tende a ter muita oleosidade

Foto: Reprodução


2B: A raiz é lisa e o comprimento tem ondas mais marcantes do que no cabelo 2A

Foto: Reprodução


2C: Raiz pouco lisa, cabelo com mais volume e ondas que formam S, quase cacheando. Com uma boa finalização, os fios ficam bem definidos

Cacheados


Os cabelos cacheados (3ABC) não formam um S, como o ondulado. Eles fazem uma volta completa, se assemelhando a uma molinha. Os fios são mais volumosos e frágeis, por isso necessitam de cuidados mais especiais (como uma boa finalização, umectação, hidratação, rotina capilar, etc.). Essa curvatura tem o fator encolhimento médio.

Foto: Reprodução


3A: O cacho é mais aberto, se assemelha ao tipo 2C e tende a ficar mais oleoso do que os outros dois tipos cacheados. Com o peso do cabelo, os cachos podem ficar mais abertos e deixar a raiz com o aspecto liso

Foto: Reprodução


3B: Raiz ondulada, cachos mais fechados, mais definidos do que o 3A e tende a ter bastante frizz

Foto: Reprodução


3C: Cachos mais volumosos, bem definidos e com tendência ao frizz

Crespos


Os cabelos crespos têm a estrutura mais fechada, muito fator encolhimento, bastante volume e formam os black powers. Essa curvatura tende a ser mais frágil e deixa os fios mais ressecados.

Foto: Reprodução


4A: Enrolado desde a raiz, bem volumoso, com fios mais mais grossos do que os dos cachos 3C

Foto: Reprodução


4B: Cachos mais fechados do que o 4A, mas a estrutura é bem semelhante

Foto: Reprodução 


4C:  Não forma cacho, tem a estrutura de Z, possui muito frizz e é o mais frágil de todos, por isso necessita de um cuidado muito especial e intenso



Nenhum comentário:

Postar um comentário