slider

Fake news: entenda o que são e como identificá-las

Foto: Getty Images/Reprodução

Em 2016, durante a campanha eleitoral para presidente nos Estados Unidos, o termo fake news ganhou fama no mundo todo. O então candidato Donald Trump utilizou a expressão para se referir aos boatos que surgiam na imprensa. Traduzido, literalmente, como notícias falsas, o conceito foi eleito a palavra do ano de 2017 pelo dicionário Collins.

As notícias falsas não são apenas as informações mais absurdas, possíveis de identificar imediatamente. Elas são sutis, se assemelham a um fato verídico, mas muitas vezes apresenta alguma informação imprecisa. Além disso, na maioria das vezes, as fake news exageram no título e distorcem os acontecimentos.

No Brasil as notícias falsas são muito difundidas através das mídias sociais, como WhatsApp e Facebook. Vídeos gravados por pessoas desconhecidas e que se identificam com algum cargo importante para debater o assunto, links de sites desconfiáveis, boatos compartilhados em grupos, etc. Diversas vezes nos deparamos com esse tipo de informação e muitas vezes acreditamos, sem ao menos checar os fatos.

Com o início da greve dos caminhoneiros, diversas notícias falsas foram disseminadas, principalmente via WhatsApp. Enquanto o sindicato dos postos pedia para que as pessoas não corressem abastecer seus veículos, para evitar o desabastecimento total das cidades, os áudios e vídeos compartilhados incentivavam a população a encher os tanques.

Algumas agências de fact-checking, ou seja, de checagem de fatos, desmentem notícias suspeitas que viralizam nas redes. A Agência Lupa e a Aos Fatos, duas das mais reconhecidas pela verificação de informações no país, usam etiquetas que variam de verdadeiro, impreciso, exagerado, falso, etc. para identificar as fake news.

O Facebook conta com uma ferramenta na qual os usuários podem denunciar notícias suspeitas e, neste mês, a plataforma anunciou uma parceria com as agências Lupa e Aos Fatos. As duas verificarão as denúncias feitas pelos usuários e, se a informação for realmente falsa, as publicações terão menos visibilidade na plataforma.

Ao clicar em "dar feedback sobre essa publicação" o usuário informa ao Facebook sobre uma possível notícia falsa


Abaixo estão algumas dicas para identificar uma fake news:

Infografia: Caroline Doms


Nenhum comentário:

Postar um comentário